top of page

Mariana Boynard: "No meio desse caos, não podemos ter uma noção do futuro"

Entrevistamos a Mariana Boynard. Ela vem se destacando no mercado cervejeiro pelo trabalho realizado em prol das Microcervejarias. Atualmente ela é CEO da Cervejaria Esplêndido, Presidente da Associação das Microcervejarias do Rio de Janeiro (Amacerva-RJ) e Pré-Candidata a Vereadora do município do RJ.





Deguste_Santé: A legislação atrapalha o crescimento da cerveja artesanal?


Mariana Boynard: Infelizmente sim! As leis brasileiras são bem retrógradas para quem é micro.

Deguste_Santé: Existe a possibilidade de uma flexibilização da legislação? Qual?


Mariana Boynard: Sim! vai depender muito da legislação de cada estado e município, mas aqui no Estado do Rio de janeiro, estamos conseguindo fazer uma reforma tributária e atualizar algumas leis municipais.

Deguste_Santé: Além da legislação, qual o maior obstáculo para o crescimento das cervejarias?


Mariana Boynard: Acredito que seja a falta de crédito para o microcervejeiro.

Deguste_Santé: Como surgiu a Amacerva? Conta para gente qual o trabalho realizado pela Associação.


Mariana Boynard: Essa Associação foi fundada para difundir aos seus associados conhecimento técnico, administrativo e de gestão, propugnar pelo aprimoramento da legislação, incentivar a produção de cervejas de alta qualidade, zelar para que os associados mantenham os padrões de rotulagem, criar um sistema de certificação de controle de qualidade de toda a cadeia produtiva e atuar em todas as esferas governamentais, seja ela judiciária, executiva ou legislativa.

Deguste_Santé: Como as microcervejarias se reinventaram nesse momento de pandemia?


Mariana Boynard: Está sendo um momento muito complexo para todos, porém algumas empresas estão trabalhando com delivery e Drive Thru.

Deguste_Santé: Qual o suporte da Amacerva nesse momento de pandemia para as micro cervejarias? Existiu um planejamento conjunto?


Mariana Boynard: Desde que iniciou a pandemia venho trabalhando na liberação de crédito, no auxílio da reabertura dos nossos PDVs, em tornar lei o fim da substituição tributária e em projetos que possam ajudar a difundir as cervejas especiais.

Deguste_Santé: Para 2020, existia uma previsão de alta no mercado cervejeiro. Essa alta ainda é possível?


Mariana Boynard: No meio desse caos, não podemos ter uma noção do futuro, pois os hábitos dos consumidores devem mudar bastante, além de já termos perdidos muitos pontos de vendas.

Deguste_Santé: Sobre a Cervejaria Esplêndido, o principal produto é o cooler de vinho, correto? Como ele é feito? Conta um pouco sobre essa produção.


Mariana Boynard: Hoje o principal produto da Esplêndido é o cooler de vinho gaseificado, mais conhecido como chopp de vinho. O nosso produto é feito com uvas da serra gaúcha e é rico em taninos, ótimo para quem quer manter a jovialidade.

Deguste_Santé: A cervejaria Esplendido também produz um chopp pilsen, correto?


Mariana Boynard: Sim, hoje nós temos uma produção muito pequena, mas também trabalhamos com o chopp pilsen.




Deguste_Santé: Na próxima eleição, você vem como candidata a Vereadora, correto? O que podemos esperar da Vereadora Mariana Boynard?


Mariana Boynard: Correto, foi muito difícil aceitar esse desafio, mas como já venho fazendo algumas mudanças para o setor cervejeiro fora da política acredito que dentro poderei ajudar muito mais. O cidadão carioca pode esperar uma política nova, com sede de mudanças, que deseja desburocratizar a vida dos microempreendedores e atualizar as nossas leis que são bem retrógradas. O Rio de Janeiro não necessita de mais leis e sim de modernização e novos líderes.


Agradecemos a Mariana Boynard pela entrevista e aproveitamos para desejar muito sucesso a frente dos novos objetivos. Temos certeza que o mercado cervejeiro está esperançoso e acredita no trabalho realizado por ela para melhorar e desburocratizar as normas que impedem o crescimento das cervejarias.


Gostou da entrevista? curta e dê o seu feedback.



184 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page