top of page

LUANA CLOPER - "Quanto mais você conhece do mercado cervejeiro mais você se apaixona".

Para inaugurar o nosso painel de entrevistas, convidamos a Luana Cloper, Sommelieré de cerveja, Diretora de eventos responsável pelos dois maiores Festivais de Cervejas do Brasil - Mondial De La Bière e Brasil Brau. Ela nos conta sobre a paixão cervejeira e sobre os desafios do Mondial De La Bière.

Deguste_Santé: Como e quando começou essa paixão pelo mundo cervejeiro

Luana Cloper: Começou quando eu iniciei meu trabalho com eventos de cerveja, em 2015. Até então eu era consumidora com pouca informação e envolvimento. Foi necessário mergulhar de cabeça nesse universo e estudar sobre história da cerveja, processo de produção, estilos, números do mercado. Quanto mais você conhece do mercado cervejeiro mais você se apaixona é um segmento muito rico em diversidade e criatividade.

Deguste_Santé: O curso de sommelier foi uma forma de conhecer e se comunicar melhor com o público dos eventos que você realiza?

Luana Cloper: Sem dúvidas foi um divisor de águas pra mim, tanto curso de sommelier quanto curso de produção caseira.

Deguste_Santé: Você tem algum estilo de cerveja preferido? Qual?

Luana Cloper: Pensando na versatilidade e ocasiões de consumo, a IPA e suas variações me agradam muito. Mas o meu paladar é cíclico... já tive um período mais ácidos, optando mais por Goses, Sours e Flanders. Agora estou mais “maltada”, buscando estilos como ESB, Helles, Kölsch e Schwarzbier.

Deguste_Santé: Sobre o Mondial De La Bière, são 7 (sete) edições. Quando você assumiu a direção do Evento? Nesse período você deve ter muitas histórias. Alguma que você destaca?

Luana Cloper: Eu assumi o evento em 2015, na 3ª edição. Foi o ano que mudamos para o Pier Mauá, numa condição de obra enorme do Boulevard Olímpico. Tivemos que criar uma estratégia de acesso muito bem pensada e alinhada com os órgãos públicos, porque a região tinha montanhas de entulho. Foi bem desafiador e deu tudo certo! São muitas histórias mesmo... Testemunhar o próprio crescimento do evento é uma história bacana! Ver como o público e as cervejarias amadureceram junto com o Mondial é muito lindo.


Deguste_Santé: O que mudou desde a 1⁰ edição até hoje no Mondial De La Bière?

Luana Cloper: A maturidade do mercado, a forma como as cervejarias entendem e usam o Mondial De La Bière como ferramenta de marketing e comercial.

Deguste_Santé: Já temos uma data para a realização do Mondial De La Bière em 2020?

Luana Cloper: Sim. São Paulo de 4 a 7 de junho e Rio de Janeiro de 3 a 7 de setembro.

Deguste_Santé: Alguma novidade sobre o Mondial de 2020 que possa ser antecipada aqui na página?

Luana Cloper: Estamos trabalhando em alguns novos projetos dentro do evento, mas não posso revelar ainda.

Agradecemos a Luana Cloper por inaugurar o nosso painel de entrevistas. Uma estreia linda com o pé direito.


28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page