Entrevistamos o Diego Dias, um dos sócios da Cervejaria Implicantes e conversamos sobre os propósitos e bandeiras da Cervejaria, sobre o início dessa caminhada, a criação dos rótulos em homenagem às grandes figuras negras e sobre os ataques que a cervejaria sofreu recentemente. Além disso, não podíamos deixar de falar sobre o financiamento coletivo promovido pela cervejaria com a finalidade de manter o seu funcionamento. Acompanhe a entrevista com o Diego Dias!
Deguste_Santé: Qual a data de criação da cervejaria Implicantes e como começou esse sonho?
Diego – Implicantes: A Implicantes foi inaugurada em 20.11.2018, dia da consciência negra. A data escolhida foi para dar mais força ao conceito da Cervejaria Antirracista no meio cervejeiro.
A ideia de ter uma cervejaria com este conceito começou quando eu e meu irmão – Daniel Dias, Mestre cervejeiro, tivemos a percepção, através dos eventos cervejeiros que participávamos, que nós éramos os únicos negros no ambiente. Além disso, a gente ficava frustrado, quando víamos rótulos racistas, tentando representar o negro, geralmente com termos pejorativos ou figuras caricatas relacionadas a cerveja escuras.
Deguste_Santé: Com relação ao nome "Implicantes", como surgiu a ideia?
Diego – Implicantes: O nome Implicantes nasceu implicar contra os assuntos não debatidos no ramo Cervejeiro, como por exemplo: a diversidade; luta antirracista e contra as cervejarias que tentam representar de forma equivocada esta luta.
A Logo do gato foi pensada porque o gato é o animal mais implicante que existe (rs), além disso, vamos desmitificar que o gato preto traz a má sorte como muitos pensam.
Deguste_Santé: Atualmente, a cervejaria conta com quantos rótulos e quais são eles?
Diego – Implicantes: Atualmente nós estamos com 4 rótulos de linha que são:
Pilsen - em homenagem a Leônidas da Silva;
American Brown - em homenagem a Luiz Gama
American Pale Ale - em homenagem a Maria firmina dos Reis
American Indian pale Ale - em homenagem a Rute de Souza.
Deguste_Santé: Qual a capacidade de produção da cervejaria IMPLICANTES? A cervejaria faz produção para Ciganos?
Diego – Implicantes: A nossa produção não passa de 3 mil litros por mês. Ela deveria chegar a 10 mil litros, mas como nós adquirimos uma fábrica de segunda mão, algumas peças estão próximas do prazo de validade e isso dificulta muito o nosso processo.
O próximo objetivo da implicantes é ajustar a nossa fábrica e abrir as portas para os ciganos.
Deguste_Santé: Qual foi o impacto da COVID 19 no dia a dia da empresa
Diego – Implicantes: Antes da COVID, nós estávamos mais focados em eventos do que em pontos de vendas e por este motivo fizemos investimentos: compramos uma Kombi e a adaptamos com instalação de chopeiras visando eventos como festas de casamento.
Durante a COVID, pensando na segurança dos nossos clientes e dos nossos colaboradores, acabamos cancelando todos os eventos e começamos a trabalhar com delivery.
A gente espera que tudo possa voltar ao normal após a pandemia.
Deguste_Santé: Sabemos que a cervejaria está com um financiamento coletivo, como funciona e como as pessoas podem ajudar?
Diego – Implicantes: O financiamento coletivo foi uma forma que a gente viu de conseguir sobreviver. Inicialmente, nós buscamos o financiamento bancário, mas o fato de ser uma cervejaria pequena, todos foram negados. Estudando o mercado, notamos que outras cervejarias já haviam feito o financiamento coletivo e chegamos à conclusão que este seria o melhor caminho para tentar manter o funcionamento da fábrica, pagar contas em aberto e melhorar o maquinário. Além disso, pensando num futuro, poderíamos lançar o nosso e-commerce e expandir a nossa produção de cerveja, podendo alcançar outros clientes, fora de Porto Alegre.
Quem quiser ajudar, pode entrar no link: https://benfeitoria.com/implicantes-lado-a-lado-mantendo-o-legado-a-implicancia-gu1?ref=INSTA
A campanha do financiamento coletivo vai até o dia
Em contrapartida a contribuição das pessoas, nós criamos produtos exclusivos para oferecer aos contribuintes.
Deguste_Santé: Recentemente, a Cervejaria sofreu diversos ataques na internet por defender uma bandeira muito bonita contra o racismo. Como foi lidar com esses ataques?
Diego – Implicantes: Sobre os ataques racistas contra a Cervejaria Implicantes, confirma a necessidade de falarmos sobre a diversidade e lutar pela representatividade no meio que é racista, homofóbico, machista e misógino. A cerveja é democrática.
Deguste_Santé: O que vocês pensam sobre a diversidade no mundo cervejeiro, ela existe? Se não, como melhorar esse ponto?
Diego – Implicantes: É importante não ter somente uma fábrica negra, precisamos ter duas ou três. Infelizmente a Implicantes é a primeira, mas isso é importante para que muita gente preta saiba que tem uma cervejaria representando eles e que eles não estão sozinhos. E nós achamos que tem que ter a primeira fábrica comandada por mulheres, a primeira fábrica comandada por gays, enfim, nós precisamos de inclusão, pois tem muita gente que se sente incomodada. Por isso, é importante continuar debatendo e IMPLICANDO.
Curtiu a nossa entrevista? Deixa o seu comentário!!
Nós do @deguste_santé estamos juntos nessa causa sobre diversidade. Entendemos que não cabe mais qualquer atitude preconceituosa. O respeito vem em primeiro lugar.
Agradecemos ao Diego pela oportunidade e nos colocamos à disposição!
Comments