top of page

Blumenau anuncia cancelamento da Oktoberfest 2020.



A Oktoberfest 2020, inicialmente, aconteceria de 7 a 25 de outubro. No fim do mês de maio, a prefeitura havia divulgado o adiamento para o mês de novembro, dos dias 11 a 29, com reavaliação da situação da pandemia de coronavírus até agosto. No entanto, a organização decidiu ainda em julho pelo cancelamento, tendo em vista o aumento nos casos e mortes em função da pandemia.


A decisão de cancelar a maior festa alemã das Américas, foi tomada na tarde desta segunda feira, 27 de julho, devido o aumento dos casos de coronavírus na cidade e no país.


Na Alemanha, a Oktoberfest de 2020, planejada para ocorrer entre 19 de setembro a 4 de outubro, já havia sido cancelada desde 21 de abril, pelas autoridades da Bavária pelo mesmo motivo (pandemia de coronavírus).


História da Festa em Blumenau


A Oktoberfest de Blumenau foi criada em 1984, depois da cidade ter sofrido uma forte enchente do Rio Itajaí-Açu que corta a cidade, com o objetivo de recuperar a economia e levantar a moral dos habitantes da cidade. Antes, mesmo disso, já era pretendida por empresários da indústria e comércio da cidade a criação desta festa nos moldes da de Munique, mas a enchente foi um fato marcante para o seu início efetivo. Desde a primeira edição foi um sucesso, mantendo-se até hoje com um público médio de 700 mil por ano. Durante o evento acontecem os desfiles de danças típicas (Tanzgruppen), grupos de tiro (Schützenvereine), canto, trajes típicos e culinária alemã. O Fritz e a Frida são os personagens típicos do alemão e da alemã. A Vovó Chopão e o Vovô Chopão são personagens símbolos oficiais da festa.[8]



Geração de empregos e renda.


Todos os anos, a festa gera, direta e indiretamente, cerca de seis mil empregos. Estima-se em torno de 60 setores beneficiados, impactando desde vendedores ambulantes, taxistas e motoristas de aplicativo, até hotéis, bares, restaurantes e comércio em geral, proporcionando injeção R$ 240 milhões na economia local. No âmbito musical, são mais de 800 artistas que se apresentam e geram renda a partir da festa.


“Não é só uma festa. Ela significa oportunidade de renda para milhares de famílias. Conversamos com empresários que compõem boa parte das suas receitas a partir da Oktoberfest. Então por causa dessas empresas e dessas pessoas, é triste precisar cancelar. No entanto, nós entendemos que é uma decisão necessária para garantir a saúde e segurança das pessoas”, ressalta o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, afirmou que vai continuar trabalhando em projetos para amparar o setor turístico nas medidas preventivas durante a pandemia de coronavírus, projetando ações para a retomada do setor.


Nós do Deguste_Santé, sabemos que é uma noticia triste e lamentamos profundamente, mas entendemos que zelar por vidas sempre será o melhor caminho. A decisão de cancelamento foi acertada e certamente, em outros anos, teremos novamente a alegria que a festa nos proporciona.


Gostou na noticia? deixa o seu comentário!!

22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page