top of page

ANDRÉ AGUILERA : "Participar do Reality Show foi uma experiência surreal. A parada é punk".


Nosso entrevistado é o André Aguilera, professor no curso de produção de cerveja artesanal, Sommelier, Mestre Cervejeiro e Vice Campeão do Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro.

Conversamos sobre a sua participação no Reality Show e a pressão do programa, bem como sobre os seus projetos para o futuro.


Deguste_Santé: Como e quando começou essa paixão pela cerveja artesanal?

André Aguilera: Começou pelos meados de 2012 onde eu já queria beber uma cerveja um pouco mais encorpada e saborosa. Comecei com a famosa Weissbier e depois pra outras mais amargas. Eu lembro até hoje quando fui no meu primeiro IPA DAY. Fiquei maluco com a diversidade de sabores e aromas! Aquilo me encantou. Em 2014, soube que um antigo amigo de faculdade fazia suas cervejas em casa e prontamente resolvi buscar um curso e me aventurar na produção caseira.

Deguste_Santé: Nessa diversidade de estilos de cerveja, é possível ter um preferido? Você tem alguma preferência?

André Aguilera: Na minha opinião, quem gosta de cerveja artesanal gosta de todas (risos). Mas lógico que sempre vai ter a mais queridinha! Eu curto muito uma boa American IPA, clássica, bem equilibrada e com aquele punch de aroma e sabor!

Deguste_Santé: Em 2018 você participou do reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, como foi participar do programa?

André Aguilera: Foi uma experiência surreal! Tinha feito a Berliner weisse pela segunda vez na minha vida e ser escolhido no meio de tantas amostras foi uma surpresa muito boa. Lá no programa a tensão é grande! Ter seus conhecimentos testados e ainda por cima ter uma dezena de câmeras voltadas pra você gravando, não é pra qualquer sistema nervoso não, a parada é punk (risos). Chegar à final era um objetivo pessoal, e consegui.


Deguste_Santé: Durante o programa, você teve alguma decepção?


André Aguilera: Sim, tive uma decepção muito grande em ver que a minha receita, produzida na fábrica para a grande final estava com aparente contaminação bacteriana. Durante a primeira etapa de fabricação, até onde eu pude acompanhar de perto, tudo estava fluindo bem. Mas como se tratava de um longo processo, eu não pude acompanhar de perto a produção total e, dessa forma, o resultado foi uma cerveja com características totalmente diferentes do que eu gostaria, além da contaminação. Isso me deixou bastante consternado na época, o que mostra que não adianta você ter uma "Ferrari" dos equipamentos se você não sabe fazer o básico! Na panela eu me garanto e tenho certeza que não sairia do jeito que me entregaram.

Deguste_Santé: Após a sua participação no reality, você montou um curso de produção de cerveja caseira para iniciantes e profissionais do ramo cervejeiro, correto?

André Aguilera: Sim. Resolvi que deveria compartilhar minhas experiências com todo mundo. Acho que o compartilhamento nesse mercado tão pequeno ainda é super agregador, e queria fazer a minha parte.

Deguste_Santé: Segundo os dados da ABRACERVA, entre janeiro e setembro de 2018, o número de cervejarias artesanais saltou de 679 paea 835. Você acha que esse crescimento está ordenado?


André Aguilera: Não tenho acompanhando muito esse crescimento, vejo várias cervejarias abrirem, mas quantas fecham? É lógico que o boom aconteceu, isso é fato, mas abrir uma cervejaria aqui no Brasil não é coisa pra amadores. O mercado é pequeno (acho que temos 2% de participação total se não me engano) e isso só vai mudar, na minha opinião, quando o brasileiro tiver sobra em seu orçamento e optar por qualidade e não só por preço.


Deguste_Santé: O que é possível aprender no seu curso de produção de cerveja?


André Aguilera: A fazer cerveja e saber reconhecer quais são os principais vilões de uma produção artesanal. Como temos que lidar com bactérias, todo o cuidado é importante. Foco também nas matérias primas e em como fazer uma boa receita que pra mim é um dos pilares de uma boa cerveja artesanal.


Deguste_Santé: Como cervejeiro caseiro, qual o melhor conselho pra quem está começando?


André Aguilera: Fazer um curso e seguir o básico, pelo menos de início. O curso ajuda a consolidar conhecimentos e a desmistificar muitas invenções de professor pardal que falam por aí (risos).


Deguste_Santé: Você já tem uma data para o próximo curso de produção de Cerveja?


André Aguilera: Ainda não, tirei umas férias forçadas, mas em Março pretendo retornar. Só ficar ligado no meu Instagram @andreaguileraa.


Deguste_Santé: Quais os projetos para 2020?


André Aguilera: Lançar minha cerveja!. Se Deus quiser e o mercado me animar!


Na foto abaixo, uma boa lembrança do curso de produção de cerveja ministrado pelo André Aguilera. Curso super recomendado.




Agradecemos a disponibilidade do André Aguilera em nos conceder esse entrevista!

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page